Viva Pacaembu
+19
+25°
+17°
São Paulo
Segunda-Feira, 02

Eventos

Aplaudido roteirista que é nosso vizinho

SAIBA MAIS

Era uma vez um menino e uma menina

SAIBA MAIS

Viva Pacaembu
Siga-nos pelo Facebook Siga-nos pelo Twitter

Você é a favor da concessão do Estádio do Pacaembu para a iniciativa privada?

SIM
NÃO

Contexto:ESPAÇO DO MORADOR - Modalidade:NOSSO VIZINHO - Area: - Evento:


legendaFoto:
Modalidade: NOSSO VIZINHO
Contexto: ESPAÇO DO MORADOR
Evento:

04/11/2013

Ttulo: Aplaudido roteirista que é nosso vizinho

Manchete:

Resumo:



legendaFoto: Jeronymo G. Bandeira de Mello
Modalidade: NOSSO VIZINHO
Contexto: ESPAÇO DO MORADOR
Evento:

03/08/2011

Ttulo: Era uma vez um menino e uma menina

Manchete:

Resumo:


Raí Souza Vieira de Oliveira

Raí Souza Vieira de Oliveira

Show de morador!

Você já encontrou, hoje, o Raí caminhando pelas ruas do bairro do Pacaembu?


Camisa 10 da seleção tetracampeã do mundo de 1994, ídolo do São Paulo Futebol Club, campeão mundial interclubes de 1992, Raí nasceu em 1965 em Ribeirão Preto, interior paulista. 

Depois de jogar no Paris Saint-Germain, afastou-se dos gramados no auge de sua carreira. Hoje, divide o seu tempo entre atividades empresariais e a Fundação Gol de Letra que mantém em parceria com o companheiro do futebol Leonardo.

Raí Souza Vieira de Oliveira é o sexto filho da família, irmão de Sócrates - o Doutor, que brilhou com a camisa do Corinthians entre 1979 e 1983 e disputou os mundiais de 1982 e 1986.

Ao voltar da França, morou em um apartamento no Alto da Lapa, mas queria ter uma casa onde ficasse cercado pela tranqüilidade e pela natureza, mas que também tivesse um acesso fácil e rápido a tudo. Por isso, veio para este pedaço da cidade.

- “O Pacaembu guarda o mesmo espírito interiorano que vivi durante a minha infância passada em Ribeirão Preto... Quando chego aqui, parece que estou saindo de São Paulo.”

Há algum tempo, hospedou um casal de franceses que, como todo europeu, caminha muito.  Começou a andar com eles pelas nossas ruas e descobriu uma grande vantagem: ganhou tempo para pensar sobre a vida. Já faz algum tempo que não tem carro e muitas vezes se locomove de bicicleta ou a pé. Logo pela manhã, corre um trajeto que passa pelas avenidas Sumaré e Pacaembu. 

O bairro do Pacaembu está ligado à imagem de uma região arborizada, com muitas casas residenciais, “e tem também o estádio, é claro!”. Perguntado sobre os motivos pelos quais o bairro deve ser preservado disse:

- “É um patrimônio da cidade e um sinal da resistência às transformações que ela vem sofrendo. Deve ser preservada a qualidade de vida dos seus moradores. Não se pode abrir mão de tudo isso por causa de motivos financeiros, pensar só no mercado imobiliário. Cidadania é a felicidade de buscar o bem coletivo.”

No jogo rápido de palavras, completou:
Viver é pensar nos seus atos e suas consequências.
Trabalhar é se sentir útil.
Cidadania é a felicidade de buscar o bem coletivo.
Uma boa idéia é fazer a conexão entre outras boas idéias.
O Homem é pretensioso porque se acha maior que a natureza.”

Entrevista de: Claudia Sodré