Viva Pacaembu
+19
+25°
+17°
São Paulo
Segunda-Feira, 02

Eventos

Plano de bairro desenvolvido pela Viva Pacaembu e seus moradores, no ano de 2004

SAIBA MAIS

Viva Pacaembu
Siga-nos pelo Facebook Siga-nos pelo Twitter

Você é a favor da concessão do Estádio do Pacaembu para a iniciativa privada?

SIM
NÃO

Contexto:NOTÍCIAS - Modalidade:2014 - Area: - Evento:


legendaFoto:
Modalidade: 2014
Contexto: NOTÍCIAS
Evento:

26/08/2014

Ttulo: Plano de bairro desenvolvido pela Viva Pacaembu e seus moradores, no ano de 2004

Manchete:

Resumo:


Segurança

O Capitão Benites se apresenta aos moradores

Meus caros membros da comunidade do Pacaembu!

Sou o Cap PM Benites e há pouco tempo, especificamente em março, assumi o comando da 3ª Cia do 4º BPM/M, unidade policial que engloba a região do Pacaembu.

O Presidente da Viva Pacaembu contou que a comunidade está alarmada com o relato de 18 casos de furtos a residências entre março e outubro. Na verdade, aparecem nos programas estatísticos que a PM utiliza apenas 6 casos, ficando notória a subnotificação de algumas ocorrências, o que atrapalha em muito o planejamento policial, pois acabamos por não saber do furto em determinados locais; mesmo assim, tentaremos aumentar a sensação de segurança no bairro. Para tanto, gostaria de solicitar a colaboração da comunidade para adotarmos ações que criem dificuldades contra a atuação desses marginais, haja vista que em sua maioria são oportunistas, ou seja, aguardam o momento mais propício para atuarem - geralmente utilizando-se do fator surpresa para invadir casas e furtar. Estes meliantes adotam posturas que podem ser facilmente identificadas, principalmente pelo morador atento, que sabe quem são os frequentadores do local onde mora e, quando aparece alguém diferente, este se torna suspeito; em havendo o acionamento da Polícia Militar, o furtador já não tem a seu favor o fator surpresa e aumenta-se o grau de dificuldade da atuação do meliante o qual, na maioria das vezes, desiste dela. 

Portanto, quanto maior for o número de cidadãos engajados nesta árdua missão de adotar posturas de segurança, vigiar ruas e locais que frequentam e acionar a Polícia Militar em casos suspeitos, melhores serão os resultados em relação à nossa tão sonhada sensação de segurança.

Antes de encerrar, seguem três dicas para evitar furtos em suas casas:

1 - Instale e teste periodicamente alarmes sonoros e/ou luminosos e câmeras de monitoramento que permitam afugentar a ação de marginais;
2 - Tenha especial atenção ao trancar portas e janelas quando sair de casa, mesmo por pequenos intervalos;
3 - Quando for viajar, peça para que um vizinho ou amigo recolha a correspondência, instale dispositivos automáticos para luzes externas e internas, programe aparelhos eletrônicos para serem acionados, sempre procurando dar a impressão de que sua casa está ocupada.


Gabriel Rodrigues Benites Alves Capitão PM - Comandante da 3ª Cia do 4º BPM/M