Viva Pacaembu
+19
+25°
+17°
São Paulo
Segunda-Feira, 02

Eventos

Plano de bairro desenvolvido pela Viva Pacaembu e seus moradores, no ano de 2004

SAIBA MAIS

Viva Pacaembu
Siga-nos pelo Facebook Siga-nos pelo Twitter

Você é a favor da concessão do Estádio do Pacaembu para a iniciativa privada?

SIM
NÃO

Contexto:NOTÍCIAS - Modalidade:2014 - Area: - Evento:


legendaFoto:
Modalidade: 2014
Contexto: NOTÍCIAS
Evento:

26/08/2014

Ttulo: Plano de bairro desenvolvido pela Viva Pacaembu e seus moradores, no ano de 2004

Manchete:

Resumo:


Regras Edilícias: parâmetros de ocupação do bairro

Confira as regras que definem as construções nos bairros da Cia City

A Cia. City já quando do desenvolvimento de seu primeiro bairro, em 1915, entendia que o parcelamento de solo deveria colaborar para a melhor ocupação do espaço e promover no curto, médio e longo prazo, o desenvolvimento equilibrado de uma região, e porque não dizer, da cidade.

Inspirando-se no conceito Garden-City, ou bairros-jardim, a City incorporou em seus projetos parâmetros que se vêm modernos, até os dias atuais, tal como, valorização do solo permeável, estímulo à criação de espaços públicos, respeito à topografia e, não menos importante, o registro de regras, em escritura, que regulamentam a ocupação do terreno, bem como o seu uso.

E assim os bairros - jardins, tal como são conhecidos, perpetuam-se como ilhas verdes no meio do cinza da cidade de São Paulo.
Tais regras, conhecidas como restrições edilícias do loteador, são as bases que regulamentam o crescimento orgânico dos bairros City.  Algumas vezes questionadas, as restrições foram corroboradas pela instância máxima judicial, o Superior Tribunal de Justiça, num movimento de defesa à qualidade das regiões urbanizadas pela companhia.

Cada bairro possui, portanto, regras urbanísticas gerais. Alguns lotes, de acordo com suas condições topográficas ou localização, podem ter regras de ocupação específicas. Todas estas informações estão cravadas nas escrituras primárias dos terrenos.  Como - com o passar dos anos e da transmissão dos imóveis entre gerações - tais informações podem se perder, a Cia. City disponibiliza aos interessados o seu acervo histórico que contém as escrituras primitivas dos imóveis de cada bairro.

Aos moradores que quiserem consultar o acervo City, favor encaminhar uma mensagem eletrônica para tsouza@ciacity.com.br. Teremos enorme prazer em compartilhar a história de seu terreno e de sua casa, inseridos em espaços públicos e comunitários qualificados. 

José Pereira W. Bicudo
Cia City