Viva Pacaembu
+19
+25°
+17°
São Paulo
Segunda-Feira, 02

Eventos

Pancadões da Praça Charles Miller são o assunto do Primeiro Jornal da Bandeirantes.

Em entrevista para a Band, o VivaPac fala sobre os pancadões que acontecem toda quinta-feira na Praça Charles Muller e vem incomodando muitos moradores do bairro.

SAIBA MAIS

Os subprefeitos voltam a conversar com os moradores do Pacaembu

SAIBA MAIS

Viva Pacaembu se une a outras 25 associações de bairro contra o aumento abusivo do IPTU

Viva Pacaembu pressiona a Prefeitura juntamente com outras associações. Venha colaborar, precisamos da união de todos!

SAIBA MAIS

Defesa das ZERs

A importância das ZERs transcende interesses particulares e locais, pois são áreas de utilidade pública, protegem bens e valores coletivos da cidade.

SAIBA MAIS

29º Encontro de Defesa do Consumidor

Nos dias 24 e 25 de Outubro

SAIBA MAIS

Moderador de tráfego

Nosso bairro precisa organizar melhor o fluxo viário utilizando recursos de Engenharia de Trânsito.

SAIBA MAIS

Pacaembu, uma história para se contar.

SAIBA MAIS

Balaio de notícias: como adotar uma praça, quais os dias da coleta seletiva e o panorama do entorno do Estádio em dias de jogos.

SAIBA MAIS

Viva Pacaembu
Siga-nos pelo Facebook Siga-nos pelo Twitter

Você é a favor da concessão do Estádio do Pacaembu para a iniciativa privada?

SIM
NÃO

Contexto:NOTÍCIAS - Modalidade:2013 - Area: - Evento:


legendaFoto:
Modalidade: 2013
Contexto: NOTÍCIAS
Evento:

07/11/2013

Ttulo: Pancadões da Praça Charles Miller são o assunto do Primeiro Jornal da Bandeirantes.

Manchete: Em entrevista para a Band, o VivaPac fala sobre os pancadões que acontecem toda quinta-feira na Praça Charles Muller e vem incomodando muitos moradores do bairro.

Resumo:



legendaFoto:
Modalidade: 2013
Contexto: NOTÍCIAS
Evento:

04/11/2013

Ttulo: Os subprefeitos voltam a conversar com os moradores do Pacaembu

Manchete:

Resumo:



legendaFoto:
Modalidade: 2013
Contexto: NOTÍCIAS
Evento:

04/11/2013

Ttulo: Viva Pacaembu se une a outras 25 associações de bairro contra o aumento abusivo do IPTU

Manchete: Viva Pacaembu pressiona a Prefeitura juntamente com outras associações. Venha colaborar, precisamos da união de todos!

Resumo:



legendaFoto:
Modalidade: 2013
Contexto: NOTÍCIAS
Evento:

25/10/2013

Ttulo: Defesa das ZERs

Manchete: A importância das ZERs transcende interesses particulares e locais, pois são áreas de utilidade pública, protegem bens e valores coletivos da cidade.

Resumo:



legendaFoto:
Modalidade: 2013
Contexto: NOTÍCIAS
Evento:

14/10/2013

Ttulo: 29º Encontro de Defesa do Consumidor

Manchete: Nos dias 24 e 25 de Outubro

Resumo:



legendaFoto:
Modalidade: 2013
Contexto: NOTÍCIAS
Evento:

05/10/2013

Ttulo: Moderador de tráfego

Manchete: Nosso bairro precisa organizar melhor o fluxo viário utilizando recursos de Engenharia de Trânsito.

Resumo:



legendaFoto:
Modalidade: 2013
Contexto: NOTÍCIAS
Evento:

04/10/2013

Ttulo: Você conhece as aves do seu jardim?

Manchete: Pacaembu, bairro de vegetação privilegiada e lar de uma enorme diversidade de aves. Conheça um pouco sobre elas!

Resumo:



legendaFoto:
Modalidade: 2013
Contexto: NOTÍCIAS
Evento:

01/10/2013

Ttulo: Pacaembu, uma história para se contar.

Manchete:

Resumo:



legendaFoto:
Modalidade: 2013
Contexto: NOTÍCIAS
Evento:

01/10/2013

Ttulo: Balaio de notícias: como adotar uma praça, quais os dias da coleta seletiva e o panorama do entorno do Estádio em dias de jogos.

Manchete:

Resumo:


Você conhece as aves do seu jardim?

Pacaembu, bairro de vegetação privilegiada e lar de uma enorme diversidade de aves. Conheça um pouco sobre elas!



São Paulo é grandiosa nos números: maior cidade da América do Sul, 11 milhões de cidadãos, área de 1530 km2,... Desperciba pela maioria da população, há uma enorme diversidade de aves: entre as migratórias, endêmicas e ameaçadas de extinção, 372 espécies estão catalogadas pela Divisão de Fauna Silvestre, da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente - PMSP.

O Pacaembu é um bairro privilegiado. A sua vegetação atrai muitos pássaros que, com a sua movimentação e o seu canto, dão a ilusão de estarmos no campo. O amarelo bem-te-vi que canta o próprio nome, o urbano cantor do amanhecer e do entardecer tico-tico e o cosmopolita pardal são algumas espécies que encontramos em nossos jardins.

SABIÁ LARANJEIRA - Considerada a ave símbolo do Brasil. O ventre tem cor ferruginosa e o canto é melodioso e persistente, principalmente a partir de setembro (época de acasalamento). Mede cerca de 24cm, alimenta-se de frutos, pequenos insetos e usa fibras vegetais para construir o seu ninho.

ROLINHA - Da mesma família dos pombos, foi uma das primeiras espécies a se adaptar ao ambiente urbano. Tem cerca de 17cm e os sexos são bem diferenciados: ambos têm,sobre as asas, vários pontos negros; o macho tem corpo avermelhado e cabeça cinza azulada; a fêmea é toda parda. Disputam alimentos e defendem territórios usando uma das asas para dar forte pancadas no oponente. Gostam de tomar sol, deitadas de lado. Comem grãos encontrados no chão e se reproduzem o ano inteiro. 

POMBO DOMÉSTICO - Ou pombo comum. Medem cerca de 35cm, tem reflexo metalizado na plumagem e grande variação de cores (branco, cinza, marrom ou manchado), mais claro nas asas; a cabeça e os pés são pequenos. Geralmente são fiéis a seus parceiros e ambos cuidam dos filhotes. Conhecido desde a Antiguidade, hoje, dado à inexistência de predadores na cidade, tornou-se um grave problema ambiental ao homem, já que abrigam alguns parasitas que podem ser nocivos à saúde humana. 


MARACANÃ PEQUENA - Às vezes, alguns bandos de MARACANÃS ou de MARITACAS sobrevoam e se empuleram em algumas árvores do bairro, provavelmente migrando de algum parque. Verdes, pequenas e barulhentas, são tipos de ararinhas e não são nativas da região.

BEIJA FLOR - Também conhecido como COLIBRI, é uma ave de pequeno porte (entre 6 e 12cm),  cujas principais características são o bico alongada e a rapidez com que batem as asas enquanto sugam o néctar das flores. Têm plumagem colorida, língua extensível e bifurcada e um coração excelente: em repouso, bate 480/min e 1.260/min quando voa!

PICA -PAU - Ave de pequeno porte, no Brasil existem 42 espécies, variando a cor, tamanho e sons que emitem (o pica-pau não canta). Seu bico é muito duro, comprido, reto e pontiagudo, adequado à sua alimentação (larvas que vivem e destroem o interior das árvores, insetos que ficam na casca do tronco e frutas). Cientistas dizem que o pica-pau ouve o barulho de suas presas, por isso são pontuais ao perfurar o tronco para introduzir a língua longa, pegajosa e flexível. Por causa da intensa atividade de “britadeira”, o músculo do pescoço e os pés são muito fortes e o crânio é bem espesso. É uma ave solitária (a não ser na fase reprodutiva).       


JOÃO DE BARRO - Têm o corpo avermelhado e a barriga clara; penas mais claras formam a suave sobrancelha. O canto parece uma gargalhada. São monogâmicos e o casal trabalha, anualmente, na construção da casa de barro e palha no alto das árvores ou dos postes de eletricidade nas zonas urbanas (para onde têm migrado por causa do desmatamento). Juntos, cantam à entrada do ninho, agitando suas asas. Alimentam-se de insetos, larvas e aranhas. A ‘casa’ tem uma plataforma, um vestíbulo e uma câmara mais ampla. Fiel, o macho empareda a esposa ao perceber a traição da fêmea.Ninhos vazios são ocupados por outras aves, insetos, cobras e pererecas. 

    Galeria de Fotos

  • Sabiá-laranjeira

    Sabiá-laranjeira

  • Beija-flor

    Beija-flor

  • Rolinha

    Rolinha

  • Pombo

    Pombo

  • Pica-pau

    Pica-pau

  • João de barro

    João de barro

  • Maritaca

    Maritaca
    Foto: Marcos Issler