Viva Pacaembu
+19
+25°
+17°
São Paulo
Segunda-Feira, 02

Eventos

Carta ao Prefeito Haddad

Plano Diretor, e as expectativas da VivaPac para o ano de 2013. Carta aberta ao novo Prefeito eleito de São Paulo.

SAIBA MAIS

O portal do bairro chama Av. Pacaembu

A avenida que corta o bairro e é cara do Pacaembu.

SAIBA MAIS

Estabelecimentos comerciais no bairro do Pacaembu

Se você planeja abrir um estabelecimento com fins comerciais fique atento às regras dessas poucas ruas do bairro.

SAIBA MAIS

Editorial: Você é a cara da Viva Pac

Quem é e o faz Viva Pac?

SAIBA MAIS

Carta do Leitor: A luta contra as ilegalidades da rua Minas Gerais

A rua possui zoneamento restritivo mas existem estabelecimentos operando.

SAIBA MAIS

Serapilheira, o que significa este nome?

É uma cobertura natural que se forma na superfície do solo, saiba mais.

SAIBA MAIS

Espaço Cia City: Morar bem, o desafio de todos os tempos

Na década de 30 a Cia City já anunciava a venda de terrenos e casas no Pacaembu tendo-se como apelo o investimento em viver bem.

SAIBA MAIS

Antiga Casa de Chico Buarque vira museu

Sobrado no Pacaembu agora tem memorial da educação, com móveis e documentos

SAIBA MAIS

Viva Pacaembu
Siga-nos pelo Facebook Siga-nos pelo Twitter

Você é a favor da concessão do Estádio do Pacaembu para a iniciativa privada?

SIM
NÃO

Contexto:NOTÍCIAS - Modalidade:2012 - Area: - Evento:


legendaFoto:
Modalidade: 2012
Contexto: NOTÍCIAS
Evento:

25/12/2012

Ttulo: Carta ao Prefeito Haddad

Manchete: Plano Diretor, e as expectativas da VivaPac para o ano de 2013. Carta aberta ao novo Prefeito eleito de São Paulo.

Resumo:



legendaFoto: Av. Pacaembu
Modalidade: 2012
Contexto: NOTÍCIAS
Evento:

19/12/2012

Ttulo: O portal do bairro chama Av. Pacaembu

Manchete: A avenida que corta o bairro e é cara do Pacaembu.

Resumo:



legendaFoto:
Modalidade: 2012
Contexto: NOTÍCIAS
Evento:

19/12/2012

Ttulo: Estabelecimentos comerciais no bairro do Pacaembu

Manchete: Se você planeja abrir um estabelecimento com fins comerciais fique atento às regras dessas poucas ruas do bairro.

Resumo:



legendaFoto:
Modalidade: 2012
Contexto: NOTÍCIAS
Evento:

18/12/2012

Ttulo: Balaio de notícias

Manchete: Assuntos: Terrenos abandonados, O limite do poder público, E-mail VivaPAc, Totens ecológicos?, Caçambas, Associados Vivapac, Justificando a derrubada de árvores.

Resumo:



legendaFoto: Camisetas da VivaPac
Modalidade: 2012
Contexto: NOTÍCIAS
Evento:

18/12/2012

Ttulo: Editorial: Você é a cara da Viva Pac

Manchete: Quem é e o faz Viva Pac?

Resumo:



legendaFoto:
Modalidade: 2012
Contexto: NOTÍCIAS
Evento:

17/12/2012

Ttulo: Carta do Leitor: A luta contra as ilegalidades da rua Minas Gerais

Manchete: A rua possui zoneamento restritivo mas existem estabelecimentos operando.

Resumo:



legendaFoto:
Modalidade: 2012
Contexto: NOTÍCIAS
Evento:

16/12/2012

Ttulo: Serapilheira, o que significa este nome?

Manchete: É uma cobertura natural que se forma na superfície do solo, saiba mais.

Resumo:



legendaFoto:
Modalidade: 2012
Contexto: NOTÍCIAS
Evento:

15/12/2012

Ttulo: Espaço Cia City: Morar bem, o desafio de todos os tempos

Manchete: Na década de 30 a Cia City já anunciava a venda de terrenos e casas no Pacaembu tendo-se como apelo o investimento em viver bem.

Resumo:



legendaFoto:
Modalidade: 2012
Contexto: NOTÍCIAS
Evento:

10/12/2012

Ttulo: Antiga Casa de Chico Buarque vira museu

Manchete: Sobrado no Pacaembu agora tem memorial da educação, com móveis e documentos

Resumo:


Balaio de notícias

Assuntos: Terrenos abandonados, O limite do poder público, E-mail VivaPAc, Totens ecológicos?, Caçambas, Associados Vivapac, Justificando a derrubada de árvores.


Terrenos abandonados
O bairro do Pacaembu é um oásis dentro da metrópole. Mas, poderia ser mais aprazível para se morar se não fossem os terrenos sujos, abandonados e com seus muros pichados... Alguns desses espaços acabam servindo de moradia eterna para os moradores em situação de rua que ali se instalam facilmente devido à ausência de anteparo. Será que os proprietários desses locais não poderiam cuidar melhor do seu imóvel?

De cara nova
Primeiro, foi o Boletim Informativo. Depois o site. Agora é a vez de nossas reuniões mensais. Queremos trazer palestrantes a cada reunião mensal da Viva Pac para compartilhar seus conhecimentos. Como somos milhares de moradores, a tarefa de escolher o tema deverá ser difícil. Você, que é morador e tem um assunto interessante para mostrar, entre em contato. Envie a sugestão para vivapacaembu@vivapacaembu.com.br e venha debatê-la com seus vizinhos. 

O limite do poder público
Após reiteradas queixas de moradores da Rua Acácio Nogueira, Helena Kavamura da SubSé e Luciano Pinto da Eletropaulo coordenaram a poda da vegetação que se estendia pelos fios e a retirada dos galhos mortos que ameaçavam cair sobre os transeuntes. Mais não fizeram porque não tiveram a permissão dos donos do imóvel onde o problema se origina.

E-mails Vivapac
Você é associado e não recebe os e-mails da Vivapac? São informações de interesse para os moradores, entre as quais os alertas de segurança do Capitão PM Roberto Takeshi e do Delegado Dr. Marco Aurélio. Há também notícias de eventos, reuniões e ocorrências variadas. Se você não tem recebido esses e-mails e tem antispam no seu computador, verifique se não estão retidos por esse aplicativo. Se não é o seu filtro que está barrando a correspondência, envie uma mensagem para vivapacaembu@vivapacaembu.com.br e avise sobre o não recebimento. Se você mudou seu endereço eletrônico, informe-nos.

Totens ecológicos?
A cidade ganhou vários containers espalhados por suas praças, que chamam a atenção principalmente pelo design (ou a falta dele). Se a proposta é receber o material que pode ser reciclado, isso precisa ser reavaliado. Apesar de verde, polui a paisagem; são três reservatórios colocados lado a lado. A “boca” é pequena, limita o tamanho da embalagem e obriga o cidadão a depositar uma de cada vez; resultado: quem separou esse lixo em casa acaba desistindo e abandona o saco/caixas no chão, ao redor do coletor. E, sabe como é, lixo atrai lixo e o lugar fica cada vez pior. Além disso, várias ruas do bairro têm a coleta domiciliar semanal de recicláveis. Enfim, faltam também informações para que sejam melhor aproveitados.


Caçambas: contrate apenas empresas cadastradas pela Prefeitura! 
As caçambas, imprescindíveis para quem reforma ou constrói, requerem cuidados. Quando mal colocadas junto ao meio-fio, prejudicam o trânsito e podem causar acidentes. Empresas irregulares descartam o material em locais inadequados e estão - tanto elas, quanto quem as contratou - sujeitas à multa.  Somente quem é regularizado pode despejar o entulho em aterros apropriados e, assim, dar final ambientalmente adequada aos resíduos.  A alternativa às caçambas é levar o descarte aos Ecopontos que recebem até 1m³ diário de entulhos, madeiras, podas de árvores e grandes objetos. No site da Viva Pac e da Prefeitura há a lista dos Ecopontos, das empresas de caçambas cadastradas e as regras deste serviço.

Associados Vivapac
Muitos moradores acreditam que por receber o Boletim  Informativo da VivaPac são associados. Não é bem assim! O boletim é uma cortesia da Vivapac a todos os moradores, sejam eles associados ou não. Para se associar é preciso preencher um cadastro de filiação disponível no site www.vivapacaembu.com.br  através do link “associe-se”. O cadastro é individual e pode ser feito por todos os adultos do imóvel. Aprovado, o associado passa a ter o direito de votar e ser votado nas eleições da Viva Pac. Recebe, também, alertas e dicas por e-mail.
Justificando a derrubada de árvore

Na reunião da Viva Pac, em 5 de novembro, discutiu-se a vegetação arbórea do bairro - em especial sobre a rua Ubatuba e as árvores “Ficus elástica”. Esta não é uma espécie nativa (não integra a flora original paulistana), portanto é considerada uma planta exótica. O ficus precisa de muito espaço para crescer e acaba prejudicando calçamentos e edificações, estando, por isso, na lista de espécies indesejáveis para calçadas. Árvores nativas podem demorar a crescer, porém têm raízes mais profundas (que preservam o passeio e evitam quedas) e são resistentes a pragas como a erva de passarinho. Os presentes entenderam, assim, a necessidade da substituição da enorme árvore da rua Ubatuba que, entre outros efeitos, torna o local intransitável ao pedestre.

Iênidis Benfati

    Galeria de Fotos

  • Paisagem que degrada o bairro

    Paisagem que degrada o bairro

  • Paisagem que degrada o bairro

    Paisagem que degrada o bairro

  • Paisagem que degrada o bairro

    Paisagem que degrada o bairro

  • Trabalho coordenado

    Trabalho coordenado

  • Trabalho coordenado

    Trabalho coordenado

  • Ecologia ineficiente

    Ecologia ineficiente

  • O boletim é cortesia aos moradores

    O boletim é cortesia aos moradores